segunda-feira, 10 de março de 2008

Resumo do texto:porque estudar a história da educação fisica nos cursos de graduação?

Porque devemos estudar hístória da educação fisica/esportes nos cursos de graduação? De acordo com o ponto de vista de Victor Andrade de Melo,autor do texto,alguns argumentos podem ser levantados na tentativa de entender uma possivel desvalorização da discipina história nos cursos de graduação em Educação Fisica. Segundo ele,alguns professores,acreditam que os alunos que vem cursar educação fisica não se identificariam com disciplinas ligadas a de ciências humanas mas sim preferiam nas aquelas ligadas as ciências exatas e biológicas em virtude de grande parte das faculdades ou institutos de Educação Fisicaestarem ligadas a centros ou departamentos da area de biomedica e os vestibulares para o ingresso nessas faculdades privilegiaremdisciplinas como a Fisica,Quimica e a Biologia.Essa visão pautada no senso comum,seria muito perigoso,pois estaria esteriotipando o aluno que viria em busca do curso de educação Fisica e não levaria em consideração algumas mudanças importantes na formação do professor e no perfil do estudante da área. Nos quatro encontros nacionais realizados para discutir a història da educação fisica /esportes foram poucos os trabalhos que expressaram essa preocupação,pois o ensino da história nesses cursos se resume a apresentação dos chamados contéudos classicos .Mesmo nos Estados Unidos,onde o estudo da história da educação fisica já está bastante avançado ,os professore envolvidos nessa área de estudo não tem demonstrado conhecimentos metodologicos adequados e por receberem menos cobrança para melhoria de seus cursos e esse situação se propaga por gerações sem que a história seja devidamente valorizada ,isto porque desenvolve-se um imaginário em torno da disciplina ,plenamente referendado pelo contexto da formação ,relacionando-a à algo enfadonho,completamente fora do contexto do contexto do curso e sem sentido por não ter nenhuma aplicação prática.Mesmo sabendo a importãcia da pratica acredito acredito que a graduação deva dar condições ,por meio de uma preparação teórica mais aprofundado para que o aluno possa recriar constantemente sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca ,dos valores que estão em jogo das especificiades da atuação e das possibilidades de que pode dispor para alcançar seus objetivos entendendo que há a necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda atuação, que nunca é só prática,mas inseparavelmente teórico-prática.
Por isso o estudo da história está ligada a efetiva atuação do homem na contrução do mundo que o cerca,na transformação de sua sociedade,ajudando-o a entender melhor o passado que de alguma maneira influência diretamente em suas ações presentes.

Nenhum comentário: