quinta-feira, 27 de março de 2008

O Labirinto

Para o autor Vitor Marinho,a História da Educação Fisica ,se depara com um labirinto,pois as duvidas ,longe de acabarem ,aumentaram .
Por que a história desvendou tantos caminhos que agora não se sabe por onde começar o que o faz repensar em alguma delas ,tais como : Educação fisica é ginástica? Educação Fisica é Medicina?É cultura? É jogo?É politica?É ciência ou é esporte?.Para os antigosgregos era ginastica ,Socrates afirmava que a educação ideal compreendia a ginástica para o corpo e a musica para a alma.Platão a definira como função de regular a assimilação e desassamilação e obter a simetria fisiológica da vida orgânica ,da qual dependem a saúde ,aforça e outros bens fisicos .Com a medicina ,em função dos fatores prestados á saude ,as atividades fisicas foram incluidas nos curriculos escolares e já foi debitada essa antiga divida ,pois disciplinas afins a medicina que o professor de educação fisica ,adquiriu status profissional.
Será que podemos inseri -la na cultura ?Para René Maheu,ex -diretor da unesco tanto o espetaculo cultural como o esportivo promove uma total participação do público que se torna ator e espectador ao mesmo tempo.
A História demontra a presente das atividades fisicas em todas as manifestaçõesculturais.As iniciativas do homem guardam características lúdicas que chegam mesmo a destaca-lo como um ser jogador .Hoje sabemos que os jogos de movimento ocupam um lugar de real importância nas aulas de Educação Fisica,a ponto de levarem os professores a uma serie de reflexões,pois os estudantes entendem como fisica uma aula de ginástica ,uma série de exercicios fisicos .E bolo ,como jogo.Seguramente ,o jogo traduz a mais autêntica manifestação do ser humano ,apesar de não ficar restrito ao âmbito da Educação Fisica,po intermedio do jogo as pessoas apredem a se relacionar utilizando normas que emanam do próprio convivio.George Magnane considera o esporte uma atividade de lazer cuja a predominância é o espaço fisico ,participando ao mesmo tempo do jogo e do trabalho paraticada de forma competitiva .Colocar a Educação fisica como sinônimo de esporte induz concebê-la ,como competiçãoe criar o recorde como seu objetivo fundamental,refletindo um mecanismo baseado nos interesses politico-ideológico que caracterizam a nossa sociedade.As influências politicas na educação fisica ,sempre foram os maiores instrumento ideologicosde que se valiam os imperadores para falsear a realidade social .Osestados totalitários sempre usaram o esporte como mecanismo de poder .Isso aconteceu desde Esparta ,passando por Roma com Nero,mussoline,no brasil ,em Brelim onde hitler .a apregoava a superioridade da raça Ariana e na décima olimpiada em Berlim essa teoria e pretensão nazista não se confirmaram no terreno esportivo.
Hoje ,o tecnicismo tem sido o principal pela aceitação da educacão fisica como ciência.mesmo carecendo ,daquelas certezas ciêntificas ,varios autores citaram-na como ciência dos exercicios fisicos ou ciência esportiva .Ciência indepedente ou parcialamente idependente de outrasci~encias ,extraindo delas os seus métodos deinvestigação.Enquanto ciência ,a educação fisica seria a que estuda o homem em movimento.

Nenhum comentário: