quinta-feira, 27 de março de 2008

Do Corpo Medieval ao Corpo Moderno

Podemos analisar que o texto faz um retrospectiva da preocupação em tratar o corpo. E portanto abordam as suas trasnformações e concepções do corpo em todas as suas fases.No periodo medieval marca-se uam fase negar para as atividades esportivas e culturais.As atividades que foram herdadas dos romanos e gregos perderam o prestigio até cairem no esquecimento.Os acontecimentos não ocorreram por acaso ,mas foi uma das consequências da transformação social da época.O que levou ao fim quase total da educaçaõ fisica .Isso se deve a nova situação socio- politico-econômica que estava acabando os restos de um grande império.
A nova religião coloca-se em oposiçaõ ao corpo ,diante disso a educaçaõ fisica é vista como pecado e a atividade fica sendo uma forma de pagar os pecados cometidos .E o trabalho responsável pela produção de bens materias torna-se castigo .O corpo fica sendo a única forma "certa" de pagar os pecados e salavar a alma.
Na fase moderna a educação fisica ressurge e neste momento valoriza-se mais a realização terrena do que a salvação da alma como vimos no periodo medieval .Isso representa uma nova forma de organizar a sociedade .O trabalho nessa época não é mais visto como forma de pagar pecados e nem tão pouco destinado a seres de classes inferiores.
Com os pensamentos de Locke a sociedade passa a ter liberdade ,podem tarbalhar para si ou para outras pessoas ganhando salário.A preocupação com o corpo ganaha destaque por causa da nova ordem social em formação.para a visão moderna os corpos são livres e iguais e só podem diferenciar-se pelo trabalho(Locke).

Um comentário:

Hélio Maia disse...

o texto de nossa colega é de fácil entendimento e compreenão no estudo do corpo, e aborda as cacteristicas principais...